Despacho RT-31/2019
Formatação gráfica e depósito de teses de doutoramento (ou equivalente) e de trabalhos de mestrado (dissertações, relatórios de estágio, projetos ou outros) Despacho_RT-31_2019 Formatação gráfica e depósito de teses de doutora.._
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDAS
Universidade do Minho
Duarte Oliveira, O papel da instrução explícita na aquisição de estruturas de movimento com partícula dupla em Alemão L2 (orientadores: Cristina Flores & Esther Rinke) Próvas públicas: 7 de dezembro de 2018 Dissertação disponível aqui.
Claudia Raquel Wagner, Mudança sintática em uma ilha linguística sul-brasileira (orientadores: Cristina Flores & Esther Rinke) Próvas públicas: 3 de janeiro de 2020 Dissertação disponível em: http://hdl.handle.net/1822/64667
Sofia da Rocha Campos, ”A Schauerballade “Lenore” e A Noite do Castelo – um caso de transferência literária luso-alemã no início do século XIX” (orientadores: Orlando Grossegesse & Gerhard Wild) Próvas públicas: 10 de março de 2021 Dissertação disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/72166/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sofia%20Campos.pdf
Luciana Bueno Marta Arbex, Um olhar alemão sobre o Brasil: a hétero-imagem de um breve futuro (2010-2016) (orientadores: Mário Matos & Gerhard Wild) Provas públicas: 20 de outubro, às 14h30m (zoom).
Dissertação disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/76391/1/Luciana%20Bueno%20Marta%20Arbex.pdf
Maria Clara Silva Setas, Proposta de interface digital para avaliação da proficiência bilingue de crianças luso-descendentes na diáspora (orientação de Cristina Flores, Idalete Dias e Esther Rinke)
Provas públicas: 7 de março de 2022, Dissertação disponível em: DOI: 10.13140/RG.2.2.26702.74567
João Vieira Antunes, Processamento linguístico de narrativas produzidas por crianças lusodescendentes e proposta de interface de pesquisa (orientação de Cristina Flores, Idalete Dias & Esther Rinke). Provas públicas: 27/03/2024
Goethe-Universität Frankfurt
Valerie Horn, Perzeption deutscher Muttersprachler von unterschiedlichen Realisierungen von <a> im Portugiesischen (orientadores: Esther Rinke & Cristina Flores) Parecer final: 23 de janeiro de 2019, Classificação final: 1 (= 20 valores), Dissertação disponível aqui
Carina Vila Verde Vaz, Das syntaktische Wissen über Klitika bei jugendlichen Herkunftssprechern des Portugiesischen (orientadores: Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 4 de junho de 2019, Classificação final: 2 (= 16 valores)
Aline Pape, Die Interpretation pronominaler Subjekte im brasilianischen Portugiesisch (orientadores: Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 27 de fevereiro de 2020, Classificação final: 2 (= 16 valores)
Patrícia Mourão Cartaxo, The acquisition of adjectives and their position in monolingual and bilingual children (orientadores: Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 14 de agosto de 2020, Classificação final: 2,3 (= 15 valores)
Melanie Gonçalves Marques, Kennen bilinguale Sprecher phraseologische Sprichwörter in beiden Sprachen? Eine empirische Studie zu Deutsch-Portugiesischen Herkunftssprechern (orientação Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 07/11/2022, Classificação final: 1,3 (= 18 valores)
Priscila Andressa Martins de Oliveira, Ordem Verbo-Sujeito por falantes de herança do português brasileiro (orientação Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 06/02/2023, Classificação final: 1,3 (= 18 valores)
Daniel Klaus Weingärtner, Das Age of Onset of Acquisition of Bilingualism und sein Einfluss auf das Sprachniveau der Herkunftssprache bilingualer Kinder im Schulalter zwischen 8 und 15 Jahren (orientadores: Esther Rinke & Cristina Flores), Parecer final: 5 de abril de 2022, Classificação final: 1,3 (= 18 valores)